Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de março de 2010

SOMOS HUMANOS

MARCOS 7

1 E AJUNTARAM-SE a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
2 E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
3 Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
4 E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
5 Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
7 Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
8 Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
10 Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
14 E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei.
15 Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
17 Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
18 E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
24 E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se;
25 Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.
26 E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
28 Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.
29 Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.
30 E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.
31 E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis.
32 E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele.
33 E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
34 E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.
35 E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
36 E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam.
37 E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.





        Jesus, nessa passagem do evangelho de Marcos, é enfático em dizer que o próprio homem é responsável por seus atos e não as coisas exteriores, palavras proferidas são mais destrutivas que fatores materiais, como alimentos, vestimenta, aparência, etc. Ele demonstra certa ira ao se dirigir aos fariseus e os demais, tanto que usa o termo "Quem tiver ouvidos ouça", quando estavam acostumados a ouvir as respectivas explicações das parábolas, isso serviu de ensino para os apóstolos também. Em seguida demonstra total sabedoria, como se já soubesse o que aquela mulher que nem Judia era, iria dizer (na verdade já sabia), tocando num ponto no qual a igreja de hoje tem perdido força e credibilidade, a compaixão, o amor pelo próximo acima de qualquer diferença e que nem sempre a verdadeira adoração esta dentro dos templos. Por fim, Jesus cura um homem, do qual a única forma de agradecimento foi a desobediência.
       O que podemos aprender com essas atitudes de Jesus e das pessoas? Nem tudo que sentimos deve ser dito, pois nem tudo que queremos dizer tem a aprovação de Deus ou vem Dele, nosso interior pode ser "fétido" e destrutivo. Por estas coisas machucamos pessoas e nem percebemos, afastamos quem esta ao nosso redor e nem nos damos conta do porque, decepcionamos a quem nos ama e ainda conseguimos encontrar no outro o erro que esta em nós. Desse feito, não conseguimos ver bondade nas pessoas, ainda que pareçam más, sentir nelas, o Espírito Santo de Deus, pois nos preocupamos com ações, emoções e denominações e esquecemos que o sol nasce para todos e que todos somos filhos de Deus, independente das diferenças, e que Deus pode usar e Ele usa quem quiser. Por fim, não devemos deixar que as bênçãos de Deus se tornem motivo de discórdia, desunião e desobediência. O que era pra ser natural para o que crê, se torna motivo de vanglória e alto promoção, o contrario da mensagem de Jesus. Que era Deus, feito homem, mas glorificava ao pai e não a si próprio.
        Humildade é a base para tudo, pois com ela reconhecemos o momento de falar e o momento de ficar calado, o memento de exortar e o tempo de ministrar refrigério, entendemos que bênçãos são conseqüências da misericórdia de Deus e não um premio que deve ser anunciado aos quaro ventos como “eu sou correto, eu mereci”, tratando as dádivas de Deus como algo que me faz melhor que as outras pessoas.
       Sem Jesus em nossas vidas não há como ser humilde, pois humildade não é sinônimo de santidade e sim de misericórdia e compaixão, humildade é aprender a amar sem conhecer, é amar conhecendo e superando as coisas negativas, é olhar através dos olhos de Jesus, é ser igual, é ser menos, é ser menor, é ser pó, entendendo sempre que Deus tem um propósito em tudo e que nada que nós venhamos a pensar ou querer pode mudar isso.
       Comece a carregar uma cruz diária, sabendo que todas as vezes que você não conseguir mais suportar, Deus vem em seu favor, mas sempre, eu disse sempre, Ele vai usar uma pessoa, em muitos casos cheia de erros, mas que vem de Deus. Foi assim com Jesus e será assim conosco. Não é o que falamos, o que somos ou o que fazemos, que vai nos separar de Jesus, pois Ele é misericordioso e conhece nossos corações, mas das pessoas sim, pois são seres humanos.

Por Isan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Livre!

FÉ E AMOR INCONDICIONAL...

...são os únicos elos de ligação entre nós e Deus. Não se deixe guiar por vista, pois sempre nos depararemos com dificuldades, tribulações e pessoas que não desejam o nosso bem. Portanto, seja guiado e viva pela fé, não aquela construida pela inconsequência humana, através de "seres" que se usam de artifícios supostamente divinos para se dar bem, mas uma fé gerada por Jesus no coração de cada um. Fé que não se deixa enganar, fé que está além da banalização das coisas de Deus e que não se compara a esse comercio que virou nossas igrejas. O único resultado da fé são os milagres que ela proporciona, nunca a prisão à algo que nunca se alcança.
Você tem livre acesso ao Santissimo Lugar, não deixe que voltem a costurar entre você e o Senhor, o véu que Jesus rasgou por todos nós. Isso é amor, e é nisso que nossa fé tem que estar centrada.

Verdadeira Verdade

Nós, seres humanos estamos sempre insatisfeitos com tudo na vida, sempre querendo mais e sempre buscando mais, ainda que em muitas vezes a nossa maneira. Buscamos sempre atribuir nossas idéias e vontades a Deus, ou seja, QUE SEJA FEITA A NOSSA VONTADE, deixando, dessa forma, toda responsabilidade de nossos atos com Ele, a tal “VONTADE DE DEUS”. Pessoas lêem a bíblia, usam trechos para embasar suas idéias e atribuem a Deus, "ESTÁ NA BIBLIA IRMÃO! É PALAVRA DE DEUS IRMÃ! É DE DEUS PRA TUA VIDA! Mas e Deus? o que ele realmente pensa de tudo isso? Alguém sabe? ou vai dizer "A BIBLIA DIZ". A bíblia tem seus textos e seus contextos, nos quais a maioria dos crentes usa como pretexto para julgar, condenar, excluir, matar. Mas e Deus? o que ele diz? É fato! Tudo o que ameaça a tradição da igreja a suas doutrinas é pecado, é errado, é rebeldia, heresia, ou até mesmo “espírito de engano” mas e Deus? o que Ele diz a respeito destas coisas? Onde está e com quem está a verdade? Uma coisa é certa: CONHECEREIS A VERDADE E A "VERDADEIRA" VERDADE VOS LIBERTARÁ. A verdade de Deus e não a dos homens, a verdade que está acima de dogmas e ideologias eclesiais, a verdade que está acima da vaidade pastoral terrena. JESUS! JESUS! Olhemos para Ele, ainda que em muitas vezes crucificado, em outras no sepulcro, em outras ressuscitado, mas olhemos pra Ele, pois JESUS, de qualquer forma é a verdade, é a vida! Quanto ao que a bíblia diz, nessas circunstancias, é melhor ler somente: AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E A TEU PROXIMO COMO A TI MESMO. Isso basta! JESUS basta. Todos sabemos que nossas idéias não são as de Deus, nossos planos não são os de Deus, então porque insistir em fazer o papel de Deus?

Termino dizendo, Deus é tão grandioso e maravilhoso que, quando nos referimos a Ele nós o diminuímos, pois é impossível mensurar sua grandeza e poder, quanto mais querer se colocar no lugar Dele. Somos seres finitos e limitados diante do infinito, ilimitado, pleno e todo poderoso e que é o único dono de todas as razões, mesmo nós sendo livres. Analise o que você anda dizendo, analise onde Deus está na sua vida, analise sua vida em Deus, repense, se for o caso, sua vida em Jesus, tire suas conclusões, pois você tem livre arbítrio, mas não esqueça que a Verdade é Deus, é Jesus.